Progressão no peso em 2010:

desde 25.04.2010

24/07/09

Inspirações [7]


Ai... o que eu gostava de ter este cabelo... e o que eu gostava de ter este vestido.... mais ainda, o que eu gostava de vestir assim este vestidinho. A Rachel Bilson é uma espécie de meu alter-ego, em estilo e aparência física. Bem gostava eu....

9 comentários:

βeta disse...

Olá!

Parabéns pelo teu percurso.... não é fácil.... estás mesmo de parabéns!

Costumo acompanhar o teu blog porque o acho super interessante mas talvez seja a primeira vez que comento... :$ (apanheio-te num comentário noutro blog, porque eu costuma seguir o 48a38) ;)

Estive a tentar fazer as contas das massas magras, peso ideal, etc, etc mas o resultado que me deu é muito estranho e acho que não pode estar bem! :s
Podes ajudar-me?
E que nunca tive muito jeito para as contas.... :$

Fiz tudo igual a ti e, segundo as minhas contas, eu meço 1,60 (como tu), peso 82kg, tenho 32 anos e:

Massa Gorda a perder = 9,86kg
Peso ideal = 75,46kg

ou seja, tenho que perder 7kg????

Acho muito pouco.... o mínimo que já pesei foram 55kg.... lembro-me de pesar 76kg e mesmo assim não me sentir nada bem com o meu peso.... e agora descubro que é o peso ideal!!! :s

Dás-me uma ajudinha, por favor?

Obrigada!
Bjinho,

βeta
http://betaeuconsigo.blogs.sapo.pt/

Cherry disse...

Olá:)

Muito obrigada pelos comentários, e conselhos são sempre bemvindos:) Já pus um novo post a explicar um pouco da caminhada até aqui..e eu não sou a única vencedora pelo que já li no teu blog tu tb estas de parabéns :) Continua no bom caminho
***
cherry


http://reencontrodemimmesma.blogs.sapo.pt/

Manu disse...

Beta, um beijinho e obrigada pelo comment.

Muito pertinente a tua questão e que me obrigou a fazer os teus cálculos e a rever os meus.

Uma pessoa faz um post como esse por carolice e esquece que há outras pessoas que o lêem e experimentam o mesmo.

Quando fiz esses calculos tinha 70kg. Hoje que tenho 66 kg fi-los novamente e deu-me como peso ideal a atingir quase 58kg (antes tinha sido 62kg).

Os calculos todos partem do peso actual que temos, por isso à medida que emagrecemos e o nosso IMC vai diminuindo todos os restantes calculos sofrem alteração.

a conclusão que tirei é que o peso ideal que estes calculos dão deve ser encarada não como peso final, mas como uma primeira meta a atingir no emagrecimento, pois dá-nos tb indices saudáveis de massa magra e gorda a obter. A verdade é que os calculos têm por isso que ser sempre actualizados até para sabermos se estamos a emagrecer bem.

Por exemplo, eu refiz os meus e cheguei à conclusão que, apesar de ter perdidos 4kg desde que fiz esses calculos, metade deles foi massa magra perdida, ou seja, foi um emagrecimento não totalmente saudavel, já que eu devia desgastar gordura e ganhar musculo, não perder (o que estanho pois até acho que estou mais tonificada e musculada).

Por isso, e para evitar induzir em erro outros leitores vou corrigir o termos "peso ideal" para "peso ideal estimado" e deixar uma pequena ressalva para ninguém se sentir enganado.

Beta já foste tão magrinha que tens todas as condições para o voltares a ser novamente. Usa esse factor como motivação extra. Tu se quiseres consegues-lo e mais rápido que eu, por exemplo, que nunca pesei 55kg em adulta (o mínimo que pesei é o valor que apresento actualmente)

obrigada pela tua pertinente questão!

ah, os teus calculos estão correctos e há conclusões interessantes a tirar dos teus números. por exemplo, com 82kg tens uma massa magra superior à que eu tinha com 70kg e à que eu tenho actualmente, o que quer dizer que não é tudo gordura nesse excesso que tens actualmente. Isso justifica-se pelo facto de já teres sido magra. Isso também me diz que poderás ter um metabolismo mais acelerado do que o meu por exemplo (pois o musculo exige maior consumo de energia). Quer isto dizer que tu poderás perder os quilos a mais praticamente apenas corrigindo a alimentação, nomeadamente as quantidades, e levando uma vida mais activa, enquanto eu tenho que batalhar mais para, não só derreter a banha, como formar mais massa magra para acelerar o meu metabolismo, logo consumir mais calorias mesmo em repouso.

Resumindo, não interpretes os resultados obtidos nos calculos como uma meta final, mas sim como uam primeira meta. é util à medida que se vai emagrecendo, refazer os calculos de massa magra/gorda existente e quilos a perder de massa gorda e quilos a ganhar de massa magra até obter o binómio saudável de (no caso da tua faixa etária) 20% massa gorda/80% massa magra.

Consegui ajudar?
Espero que sim! beijos!

Manu disse...

Cherry, obrigada, espero que o actualizes com frequência. Beijos!

βeta disse...

Obrigada!
Ajudas-te imenso, não imaginas quanto...
Deste-me uma grande ajuda ao nível das contas e não só...... e acredita que este "não só" foi a parte mais importante mesmo.... :)
Acredito que deves mesmo ser uma pessoa super simpática e foi muito agradável sentir o carinho com que me respondeste e encorajaste.
O mais difícil para mim é mesmo fechar a boca... preciso de ganhar hábitos alimentares muito mais saudáveis... esse é o meu primeiro e principal objectivo, o resto acredito que virá naturalmente. Para além disso há a questão emocional que está um pouco desequilibrada também neste momento (stresses com o namorado, não sei bem o que quero, etc...) e sei que isso também não ajuda.
Bem, já chega de seca... :D
Obrigada mais uma vez pela tua resposta que para além de ter sido muito útil me fez também sentir um calorzinho muito agradável, como que um miminho, enfim, não sei bem explicar... acho que me conseguiste dar força de uma maneira diferente dos típicos "força" e tal...
E pronto, chega de pieguices que eu ando super "maricas" lol (coisa de gaja...)

E por favor não desapareças, que eu apanhei um susto quando cliquei no link que eu tinha guardado do 48ao38 e aquilo me deu erro! Felizmente te encontrei num comentário noutro blog.... apanhei-te! lol

Já chega.... :D

Bjinho grande e desejo-te muito sinceramente que alcances todos os teus objectivos e obrigada pelo teu contributo à sociedade! ;)
Beta

Manu disse...

Bolas Beta, deixaste-me sem discurso, coisa dificil!! :DD

este blog é só um testemunho pessoal, um acto de partilha. Não faria sentido fazer um blog se n fosse para "oferecer" algo que seja útil a outros visitantes e em especial pessoas em posições parecidas com a minha, né?

Olha, a minha opinião é esta: a questão do excesso de peso e a intenção de o perder, em especial em pessoas que já foram magras, resumem-se ao factor primordial do EMOCIONAL.

Se conseguires controlar mais ou menos as tempestades interiores e que desequilibram outros sectores da tua vida, cara Beta, vais sentir que se abre uma auto-estrada rumo ao teu objectivo de quiçá voltares ao peso-pluma que já tiveste (ai ai 55... nem sei o que isso é).

Já andei mt mal comigo mesma e factores hormonais quase que me vergaram.

Uma dica: Yôga foi uma modalidade que me ajudou muito na fase inicial de perda de peso, pois atingi algum equilibrio e paz interior, e conheci e explorei o corpo de outra forma, motivando-me a querer ir mais longe, a ser paciente e a acreditar que podia emagrecer, não por uma questão estética nem para agradar ao mundo, mas para o meu bem-estar, para mim.

É primordial, a meu ver, encarar o emagrecimento não coo um fim, mas como um meio para atingir um bem-estar geral. Pensar em primeiro em nós e não em agradar aos outros.

Olha eu é que dou seca... estico-me nas palavras.

Beijos

βeta disse...

És uma querida e tens toda a razão no que dizes....

Sinto muito a necessidade dessa paz interior e, curiosamente, ainda há alguns dias perguntei à Miss Slim se me aconselhava algum sítio onde eu pudesse praticar yoga...

Ainda não tratei disso porque... é sempre difícil eu levar um objectivo até ao fim... acho que tenho pouca força de vontade e me acomodo facilmente e sou um pouco derrotista...

Comecei a pensar no dinheiro que iria gastar com inscrições, mensalidades, etc... e a faculdade começa já em setembro e depois não haverá tempo para trabalho, faculdade e yoga....... Enfim...

No geral, acho que as minhas pilhas não são das melhores e dão apenas para ir aguentando... o meu grande receio é andar a perder tempo precioso...

Ai rapariga estás a fazer-me falar demais..... LOL

Resumindo, adorava praticar yoga mas, falta-me a coragem para me mexer e dar o primeiro passo...

Pronto, já chega... se continuo com isto afugento os teus leitores pá e isso eu não quero!!! :p

Um beijinho grande e obrigada por tudo, mais uma vez!
Beta

Manu disse...

Beta, não afugentas nada nem ninguém. Somos todas feitas da mesma massa, das mesmas fraquezas e não há aqui super-mulheres, aliás, há sim e somos todas. A gaja é um ser de fibra.

Todas em alguns dias sentimo-nos assim derrotadas (eu já estive nessa fase em que te encontras por isso podes acreditar que irás sair dela) e todas nós em outros dias sentimo-nos vitoriosas.

Todas as razões que evocaste são mais que legitimas. o Yoga n é uma prática barata. eu só pratiquei nem sequer um ano e larguei por deixar de ter horários disponiveis.

O meu conselho para ti é (se n praticas já) CAMINHADAS. Gaja, palavra de honra, podes crer que as caminhadas são a palavra-mágica e o mote de toda a mudança.

Começas por fazer quase obrigada, descobres o bem que te faz à cabeça, de início soas, mas não desistes, começas com curtas distâncias, um ritmo branco, duas, três vezes por semana e a cada mês vais aumentando a dose, e quando te dás conta já não passas sem a caminhada, notas que começas a emagrecer, que o teu estado de espírito melhora, que colocas os pensamentos e as emoções em ordem nesse intervalo.

Escolhe o horário não só que te convém mais como aquele que te faz sentir melhor (quero dizer, no meu caso, como tinha muita vergonha de início, comecei a caminhar ao escurecer, de noite no verão, ao final da tarde no inverno)

CAMINHA Beta. É barato é versátil e é o melhor exercício para se emagrecer.

E qualquer coisa, dispõe sempre. No que o meu humilde testemunho puder ajudar...
beijão

βeta disse...

Obrigada, és mesmo uma querida!

Ainda não arranjei coragem mas.... comprei uma bicicleta eliptica há cerca de um mês, mais ou menos, e já a usei......... uma vez! :$

Eu sei, eu sei....

É falta de coragem de dizer um valente CHEGA! e dar um rumo decente a esta vida... Parece que nunca mais cresço... :(

Enfim, com calma isto vai lá...

Obrigada pelo teu apoio!

Beijinho grande!

βeta
http://betaeuconsigo.blogs.sapo.pt/