Progressão no peso em 2010:

desde 25.04.2010

19/08/09

Balança: o jogo do gato e do rato

O nosso corpo é danado para a brincadeira.
Resolvi fazer o teste da balança para ver como flutua o meu peso em poucas horas.

Ontem à noite, antes de deitar, subi à balança e registei 67,2kg...
um valor que deriva do facto de:
  • ter bebido pouca água durante o dia (pouco mais de 1,5 litros, metade consumida no ginásio),
  • de não ter tomado cházinho, seja verde ou vermelho, que ajuda sempre na absorção de nutrientes e eliminação de toxinas,
  • de ter passado o dia em frente ao computador a trabalhar,
  • e de ter abusado do pão durante a tarde e às refeições, dando vazão a um ataque inesperado de "carência" de hidratos.

Esta manhã, ao acordar, voltei a pesar-me: 65,7kg.
Este peso está dentro da minha "normalidade" actual que é a faixa dos 65kg.
Desde que comecei a ir ao ginásio notei perda de volume e ganho de músculo, que na balança não se traduziu por nenhuma evolução significativa, mas sim estagnação ou uma maior flutuação. Poderia já começar a descer o peso (creio), mas o ginásio tem-me acarretado efeitos secundários com os quais ainda estou a aprender a lidar:
  • o sono que sinto logo após (e que desconfio que tem a ver com o facto de continuar a deitar-me a altas horas, mas levantando-me agora duas horas mais cedo cheia de vontade e sem preguiça);
  • uma replanificação da ordem das refeições - agora bebo um iogurte liquido antes de ir pro ginásio e ao chegar a casa, já a meio da manhã, é que faço o pequeno-almoço e estou a tentar deixar de comer seja o que for após o jantar, uma vez que já não faço exercício à noite, como antes;
  • as pequenas asneiras que me fui dando a liberdade de fazer nas duas últimas semanas - como comer gelado, beber alcool, comer uma ou outra bolacha digestiva - e que, começo a desconfiar por experiência própria, que não acarretam apenas um mal em si mesmas, mas podem desencadear um pequeno descontrolo na nossa disciplina, causando compulsão (atenção meninas na blogosfera que têm defendido acerrimamente que o açucar é viciante e causa compulsão - eu começo a achar que têm, sim, toda a razão! e por experiência própria). É que o mal não está em comer uma bolachinha ou um geladito, mas sim no perigo que isso acarreta para o organismo, que depois se descontrola e pede mais. E aí surgem os problemas em controlar emocionalmente essa "exigência", a tal compulsão...

Ainda me pesei uma terceira vez, para registar o efeito imediato do ginásio, e logo após a sessão, mesmo depois do banho, ainda sem ter comido nada, a balança deu-me: 65,9kg! Mais 200g que ao acordar. Será tudo músculo? LOL É que só tinha posto à boca um iogurte líquido (daqueles baixos em IG) e muita águinha e de certeza que queimei-os no ginásio porque o que eu transpiro lá.... ui ui!

Ainda não voltei a tomar CLA + Carnitina, o suplemento natural que ajuda a transformar a gordura em músculo, mais facil/rapidamente que sem ele, com a prática de exercício físico.
O que eu queria perder a barriga...


Nota sem grande importância: só para acrescentar que confio totalmente nos valores que a minha balança digital me dá pois nunca a apanhei a "mentir", sendo muito rigorosa e exacta.

3 comentários:

Vida de Gorda disse...

Olha nem de proposito hoje escrevi sobre os vicios do açúcar. Eu vejo por mim, é mesmo verdade.

buxi disse...

Sim, o açucar causa compulsao sem duvida. Mas cuidado com os iogurtes magros que tem aspartame na composição que tb causam compulsao. Opta antes por iogurtes naturais e acrescenta-lhes fruta tu mesma caso nao gostes sem nada.
bjokas e boa sorte :)

Manu disse...

Oh buxi, eu até já tentei essa mas, por um lado não sou mesmo fã de iogurtes naturais, por outro, logo de manhã, a fugir, n dá nada jeito parar pra descascar a frutinha e misturar com o iogurte e ainda comer às colherzinhas. Pois é, cada um adapta os hábitos à maneira do seu quotidiano. No meu quadro geral, os liquidos magros da mimosa baixos em IG têm-se portado muito bem e por experiência sei q eles n me causam a compulsão de q falo. antes fosse!.. ;-)

Uma beijoca
ah e devo a ti a dica das amêndoas, à qual aderi! :-)