Progressão no peso em 2010:

desde 25.04.2010

27/08/09

Bolas de neve

Anteontem à noite, quando senti que estava a um dia de ver pela primeira vez o 64 no visor da balança (porque registei de noite um 65,2kg e era certo que na manhã seguinte pesaria pelo menos -500g) lá me veio, como é da minha natureza, o sagrado período dos 21 em 21 dias. Este não falha, apesar das imitações (a imitação, no caso, é o período extra que me surge de surpresa a meio da carteira da pílula, o que já nem é surpresa nenhuma...).

Por isso passei o dia de ontem inchada, cansada, molenga, até quase arrastar os pés no chão para andar. Mas não parei. Foi um dia puxadinho - deitei-me no dia anterior às 3h da matina, levantei-me ontem às 8:30h, entreguei um trabalho que me rendeu bom dinheiro, reorganizei o meu escritório/redacção, montei estantes, ganhei bolhas na mão, comprei uma objectiva nova para a máquina, e ainda - porque o corpo de uma mulher fragilizado com o primeiro dia do período obriga a isso lol - comi um Magnum com 300kcal, sem ter feito exercício extra... comi consciente e tinha a opção de não comer, mas revi o meu dia e achei que a nina, aqui, merecia um mimo, e que era um dia, não seriam dias. O dia, não foi, por isso, exemplar. Não bebi sequer um litro de água, só bebi 1/4 L de chá e nem cremes coloquei no corpo. Caí durinha na cama às 2h...
Eu acho que todas as mulheres conhecem e sentem na pele o efeito nefasto de um primeiro dia de período :D

Adiante! Hoje é um novo dia!

Só consegui levantar já depois do meio dia!!! dia de folga. Só ouvi uma vez ao longe o despertador e nem percebi se era o meu nome que ele chamava... Hoje a balança exibia um 65,4kcal. Mas acho que consigo chegar ao final da semana com o 64..

Voltei, há um dia, a tomar CLA c/ carnitina, para ajudar a gordura a ir embora mais depressa e a tonificar os tecidos. Para isso é fundamental não desarmar no desporto. Só ontem não fiz qualquer exercício intencional. Andei muito de um lado para o outro, fiz bricolage que me fez suar, e isso talvez tenha colmatado a falta.


É imprescindível para mim fazer exercício diário. Porque tornou-se um hábito e porque faz parte da minha progressão. Se parar, não morro, porém não emagreço e é bem possivel que engorde, pois desconfio que isto de emagrecer como engordar são bolas de neve que seguem em sentidos opostos, uma a subir (que é mais dificil) e outra a descer, descontrolada. Ou seja, se parar o exercício o corpo habitua-se e depois descompensa-se e a nina vai é vingar-se na comida e a consequência imediata é ganhar peso, provavelmente em tempo recorde - a bola de neve que desce a montanha descontrolada e cada vez maior. Lembro que nunca fui magra. O corpo está mais habituado a engordar que a emagrecer.

Já a bola de neve que segue em sentido contrário (mas na direcção certa) a subir a montanha, anda a uma velocidade muito lenta, como se compreende. Por vezes empanca (porque tem que muitas vezes olhar para o GPS para escolher o caminho desconhecido que percorre), mas o que é certo é que sobe e segue até ao topo da montanha. Custa, vai devagar, mas vai! E funciona assim o andamento dela: exercício diário, queima calorias, o corpo emagrece, fica mais leve, também a alma e a consciência fica mais leve, o "eu" mais feliz, a alimentação segue saudável, os desvios a que me permito são mais conscientes e colmatam-se com outra facilidade e tornamo-nos mais conscientes em relação ao nosso corpo...

Sobe que sobe...


1 comentário:

Saudavelzinha disse...

Gostei da teoria das bolas de neve...e é bem verdade! Isto de perder peso é uma luta constante...

Beijinho