Progressão no peso em 2010:

desde 25.04.2010

10/10/09

O lado mau do emagrecimento: drama no armário/carteira

Ultimamente (talvez por causa da mudança da estação) tenho lido muitos testemunhos de bloguistas light que têm manifestado o seu estado de nervos por o sucesso do seu emagrecimento trazer como consequência um "vazio" no armário (que se traduz num armário cheio de peças de roupa que não assenta bem na nova silhueta).

COMO VOS COMPREENDO!!

Embora tenha o fenómeno, para já, controlado, já sofri horrores com ele. A minha carteira que o diga. A pior fase foi mesmo a do Inverno anterior para a Primavera, quando desatei a comprar peças em antecipação que ainda hoje estão por estrear porque o corpo emagreceu tão rápido (isto de "rápido" é sempre relativo) que quando quis usar as peças já pareciam sacos...

Assim, jaquetas, calças, blusas, tops jazem donzelos no armário e gavetões (já nem lá estão, foram 'sepultados' noutro sítio).
Não sabem quantas vezes me auto-apelidei de "BURRA" por causa deste fenómeno...

Há bons meses atrás pensar neste cenário deixava-nos um sorrisinho de malícia e esperança no rosto: "Nem que fique sem um par de cuecas para vestir! O que interessa é emagrecer e poder depois comprar tudo o que queremos porque já tudo nos cai bem". Na altura nem acreditava que sequer emagreceria tanto...

É claro que é bem melhor este cenário do que chorar por não haver no armário peça que nos sirva sem que rasgue pelas costuras... Mas convenhamos que nadar dentro da roupa tem também o seu "quê" de triste...

Por isso, após muitos euros deitados fora (e ainda bem que não compro roupa cara senão cortava os pulsos) aprendi alguns truqus para suster esta fase em que QUERO continuar a emagrecer, prevendo por isso que a roupa de hoje é o saco de amanhã... Os truques básicos são: não ir em modas, ficar-me pelos básicos (dento do meu estilo, claro) e comprar muito pouco e de longe a longe... rotatividade e combinação máxima entre as peças. Cores que combinem entre si e que nos caiam bem (a mim não há cores que fiquem melhor do que, em t-shirts - branco, preto, cinza prata e depois roxos e vermelhos; gangas - escuras, blazeres e casacos - preto e castanho dourado); Não deixar nenhuma peça a "descansar" muito tempo no cabide, sob pena de ficar nova quando deixar de servir.

Algumas curiosidades...
  • Engraçado, apesar de hoje ter visto multiplicado em muito as opções e conjugações de roupa, porque visto "qualquer" coisa (maneira de falar), restrinjo-me a meia dúzia de peças básicas para o meu estilo (uma defesa também contra o emagrecimento que me fará "perder" tamanhos). Quando usava o 46 e 48 tinha o triplo ou quadruplo da roupa actual.
  • O meu estilo actual restringe-se a 3 pares de jeans (dois 42 que tenho que usar com cinto, da Mango, e umas 40 skinny da C&A que são os jeans que mais amei na vida de tão bem que me caem; os três ganga escura) + meia dúzia de t-shirts básicas c/ ou s/ estampado que fui comprando na Zara, H&M, em hipers, Sport-Zone, etc, cores: branco, cinza, preto, roxo, cores que conjugam com tudo e que me favorecem + 1 jaqueta de ganga curta e justa (que já me está larga, pois comprei-a quando tinha 65kg s/ ginásio) + 1 jaqueta lilás L da Berska que me faz parecer mais jovem e magra + 1 blusão a imitar pele castanho aviador (que é quente demais para o usar já) + 3 cardigans curtos (peça muito fofa que adoro) nas cores preto, cinza e beringela + 3 ou 4 blusas (que não tenho usado porque vou mais para as t-shirts) e para looks mais elaborados e femininos, dois vestidos casuais, um a imitar ganga e outro com flores estilo anos 40/50, mas muito teen. Calçado destes dias de Outono: sabrinas e ténis (ainda não uso botas ou botins e o fixolas é que os que tenho do ano passado darão para esta estação porque ainda estão mais na moda que no O/I anterior :D)
  • O que gostaria de comprar para compor o armário: vestido de malha, saia lapiz, blazer preto e/ou castanho, trench coat, blusão à motoqueiro (mas vejo-o tão vulgarizado que estou a perder o "tesão" pela peça...) e (why not?) umas calças de bombazine numa destas cores: castanho, roxo, vermelho escuro ou cinza.
  • Do Inverno passado conseguirei fazer sobreviver, a muito custo e se não emagrecer muito mais, dois casacos grossos: um curto cinza, da Zara e outro, uma canadiana, muito antigo, do tempo da faculdade (e que sempre me foi muito apertado e me caia de forma esquisita), azul marinho e que hoje me fica a nadar, ideal para dias frios, de muita roupa..

Atenção, com este post não pretendo armar-se em expert de moda... só deixo o meu testemunho.

4 comentários:

Paula disse...

Já falaste mais vezes das skinny da C.A.Macacos me mordam se não vou experimentar umas...é que não encontrei ainda umas skinny que ame ver em mim-ou melhor,no meu rabo...umas que realmente me favoreçam(embora as da HM já fiquem agradáveis á vista-mas são o 30!!!Ó horror...)Beijo,bom fim semana.(e fotos das skinny,não há?)

Manu disse...

Eu sou-te franca Paula, não tenho paciência nenhuma para experimentar roupa, em particular calças. Escolho-as pela cor e modelo, experimento, se gostar de me ver com elas, cool, senão pouso e venho embora. Não sou de andar num "entra e sai" nos provadores. Já li numa revista um conselho dado por uma consultora de moda que dizia, no que respeita a calças de ganga, para tirarmos uma única tarde para o fazer e experimentar mais de 10 pares até encontrarmos a elita. Eu jamais conseguiria fazer isso!
E raramente dou mais de 27 euros por um par de calças, porque uso-as muito e desgasto-as rápido em virtude do meu trabalho. Ainda não experimentei as da H&M, mas se calhar foi pelo motivo que evocaste (30 euros??). Não concordo com a ideia de que para se ter umas calças que nos assentem bem e favoreçam seja preciso dar balurdios (mas tb é verdade que umas calças baratas demais quase de certeza que assentam porcamente no corpo..)

Vou ver se se arranja fotos das minhas skinny C&A vestidas (é isso que queres não é? porque há fotos delas sem estarem vestidas em mim num post que podes encontrar na tag "Vestuário e Acessórios"). Ccustaram nem sequer 20 euros. Gosto muito das calças do C&A principalmente porque têm muita variedade de modelos, cores, texturas, preços e qualidades. Mas como não há corpos iguais nada como experimentares tu, porque também pode acontecer de elas não satisfazerem as tuas exigências.

O meu rabo não é das partes do corpo que mais gosto em mim, mas no caso estas até são as calças que mais me favorecem.

Bom fim-de-semana tb pra ti, beijinho querido.

ULTIMATUM AO PESO disse...

Andava eu a pensar em ke assunto vou escrever....hummm.....ke problemas tenho eu agora????? hummmmmm, ora nem mais...é esse mesmo amiga....BOLAS, BOLAS, BOLAS....nada me assenta bem!!!!!!Parecem mesmo sacos...enfim...optei por comprar 3 pares de jeans e algumas coisitas mais, mas nada de ontentaçoes, isso fica p mais tarde!!
E Sapatos, nem te falo....cai-me tudo dos pés!!!!!!!!
Oh vida....e nao me posso queixar, pk me respondem logo: Ainda bem!!!!
Ninguem entende....

beijos amiga e adorei as tuas peças....visualizei-as todas!!!

Manu disse...

LOL Ultimatum
disseste tudo! É que quando nos queixamos os outros ainda podem pensar que estamos a armar-nos em boas... tsss...

da última vez que comprei calças tb foi logo 3 pares! nem tão cedo compro outras pq prometi a mim mesma romper estas até deixarem de me ficar decentemente no corpo, para eu n ficar com remorsos de elas pararem novas... :S