Progressão no peso em 2010:

desde 25.04.2010

01/01/10

Esfoliante e máscara facial caseira

E que tal começar o ano com uma receitinha caseira de beleza?

Cuidar do corpo não se restringe a trabalhar para derreter banha. Há um universo infindável de acções que vamos descobrindo e que ajudam a atenuar as nossas imperfeições. Há que mentalizarmo-nos que o nosso corpo é o nosso templo. Não só temos que nos sentir bem e confortáveis nele como passar esse sentimento aos outros. Perfeitos nunca seremos, mas não é por isso que não nos vamos amar tal como somos.

Mas vamos ao que interessa que eu tenho a mania de me perder em filosofias muito 'peace & love' (e nem por isso fumo uns charros).

A pele do meu rosto é diferente da do corpo. A do corpo é seca. A do rosto é mista, com zonas secas e outras com tendência a oleosidade e brilho. Para complicar a coisa, ela é muito sensível, fica vermelha facilmente, as marcas demoram a sair e é muito branca...

Quando tinha 21/22 anos despoletou-se-me um problema hormonal que, entre vários efeitos secundários (como aumento de peso), premiou-me com acne tardio... fiquei com o rosto massacrado. Como andei vários anos com o problema (até encontrar um especialista que descobrisse e soubesse controlar a causa), ganhei cicatrizes no rosto durante vários anos... já fiz vários peelings, esfoliações e hoje a minha pele está muito melhor, sem dúvida, mais lisa e uniforme, porém ainda contém marcas que, com o decorrer do tempo e de cuidados e esfoliações irão desaparecer. Mas é triste concluir que praticamente toda a minha década de 20 foi passada com a pele do rosto uma lástima (é. uma desgraça nunca vem só...).

Pois a última maravilha que descobri foi um esfoliante caseiro, destinado especialmente para quem tem a pele com um historial parecido com o meu, e que funciona também como máscara hidratante.
Alerto que não foi nenhum dermatoligista ou especialista que me indicou esta fórmula. Simplesmente um dia, numa pesquisa no youtube dei de caras com um vídeo de uma adolescente oriental que explicava passo-a-passo a concepção e aplicação desta máscara e como fiquei bastante aliciada pelo que vi resolvi experimentar. Como já a aplico, com belíssimos resultados, há umas 4 ou 5 semanas, resolvi partilhar a dica, salvaguardando que cada pessoa é responsável pelo que faz e que isto não passa de uma dica 'amadora'.

Esfoliante natural &
máscara hidratante

junta-se...
  • 1 colher de sopa de vinage de cidra
  • 5 colheres sopa de açucar
  • 1 colher de mel
  • 2 colheres de chá verde
mistura-se tudo e no final adiciona-se mais...
  • 2 colheres de açucar
Reserva-se este preparado num boião, no frigorífico.
Esta quantidade é suficiente para 4 ou 5 aplicações (aplica-se 1 a 2 vezes por semana).

Como aplicar?
Em pequenas quantidades de cada vez (mas convém ser generoso no rosto todo) com algodão ou directamente com os dedos (como eu faço). Massajar com as pontas dos dedos, em circulos, à medida que se vai aplicando. Sem pressas. Se a vossa pele for como a minha, um 'vidrinho de cheiro', ficará vermelha durante esta acção. Rapidamente voltará à cor normal após a 'fricção'. Massajar todo o rosto - pescoço também - durante uns 3 a 5 minutos. Deixar depois esta 'máscara' actuar por 10 minutos. O rosto ficará semi-cristalizado e pegajoso. Ao fim deste tempo remover tudo com água tépida. Sente-se de imediato a pele do rosto mais suave e a cor mais uniforme.

Porquê estes ingredientes?
Vinagre de Cidra - pela sua acidez moderada em relação a outros vinagres - tem um efeito 'desgastante' e 'purificante' sobre a pele;
Açúcar - é um esfoliante natural, preferível ao sal que é extremamente abrasivo;
Mel - efeito hidratante, deixa a pele ultra-macia;
Chá Verde - por ser um anti-oxidante poderoso, combatendo, por isso, o envelhecimento;

Espero que curtam a dica.

Sem comentários: