Progressão no peso em 2010:

desde 25.04.2010

12/05/10

Chegada do calor: Cuidados básicos com o corpo

Gostemos então de nós, apesar das banhas, da celulite, da flacidez, das estrias...
Não é por isso que teremos um corpo menos cuidado. Nesta altura do ano, de transição da estação fria para a estação quente, estou a assegurar os cuidados básicos diários com estes produtos.


  1. Cremes Anti-celulite e Adelgaçante - devem ser colocados diariamente, senão nunca começam a fazer qualquer efeito. Estes são ambos da Nivea, o 'My Silhouette!', de que gosto bastante e que 'promete' redefinir a silhueta reduzindo até 3 cm. Óbvio que esta premissa não pode ser levada à letra. O que é certo é que noto a pele mais firme e esticada e se continuo a perder centímetros...  Porém não uso sempre este creme. Gosto de 'saltar' de uns para os outros. O de algas verde da Garnier é o meu favorito. Já o 'Good-bye Celulite' comprei-o porque vinha num pack juntamente com um auto-bronzeador para pernas que retarda o crescimento dos pelos (2) e o preço estava óptimo. Não tenho opinião formada ainda sobre este. Como os aplico? O verde pela matina, na barriga; o azul, à noite, depois do banho, barriga e pernas.
  2. Auto-bronzeadores - porque sou muito branca e porque já começo a andar destapada e não gosto de ver-me 'deslavada'. Além do mais a minha pele não tem uma cor uniforme - os braços são mais escuros e dourados, as pernas são mais brancas e pálidas... Daí que tenha comprado um auto-bronzeador para pernas, através de um pack económico da Nivea de que falei ainda agora, juntamente com o anti-celulite. Este 'Summer Beauty' revelou-se uma agradável surpresa porque, para além de barato, é o melhor auto-bronzeador que já experimentei (e olhem que já usei os da Piz-Buin). Tem um cheiro leve, seca depressa, dá uma cor bonita e natural e não mancha. Há lá coisa melhor? Há! É que para além disto tudo, ainda controla o crescimento do pelo!! Para o resto do corpo (basicamente braços, barriga, costas, peito e ombros) uso um mais 'leve', que é um hidratante da Garnier, com um cheiro muito agradável a alperce e que dá um brilho de pérolas bronzeadoras à pele, o 'BodySummer', para peles claras, porque os meus braços já são mais escuros que as pernas, só precisam de um tom mais dourado e não me interessa parecer em Maio que já estive na Polinésia francesa duas semanas...
  3. Super-hidratar - com a chegada do calor, a maior secura da pele, o ginásio, as depilações mais frequentes... a pele revela naturalmente mais 'sede'. Para além de devermos beber maior quantidade de água, também devemos hidratá-la por fora.O produto mais prático para mim nesta altura, mercê a pouca paciência que tenho para me barrar com produtos, é o Óleo Johnsson em spray. Adoro-o. Aplico-o só depois do banho nas pernas, porque é onde a pele me seca mais depressa e para precaver pelos encravados. Se o resto do corpo demonstrar secura, também o aplico nos braços, barriga e afins. Também o levo para o ginásio, para aplicar depois do banho, porque dá uma sensação de relaxamento, põe a pele bonita e brilhante e o cheiro é extremamente agradável. A versão spray, para mim, tem muitas vantagens - não é tão oleoso como o óleo e é aplicado depois da pele seca, sem necessitar de enxaguar ou passar toalha por cima. A versão oleosa deixa-me irritada pelo estado pegajoso em que fico. Mas cada um usa o produto que mais curte.
  4. Não esquecer pézinhos! - porque, coitadinhos, são quase sempre menosprezados. É um erro, assim como mais errado é usar sandálias lindíssimas abertas e exibir uns pés horriveis, mal tratados e gretados... Eu já experimentei vários produtos e neste momento mantenho-me muito satisfeita com este creme da Hansaplast (sim,é marca de pensos rápidos), que hidrata e cuida dos pézinhos, deixando-os macios e com aspecto lindo. Além de que adoro a versão boião bem mais que em bisnagas..
  5. Protector solar rosto (oil free) - são históricas e retratadas neste blog as minhas desventuras com a pele, mercê um problema crónico hormonal. Por isso, a minha dermatologista 'obriga-me' a usar diariamente protector solar de índice elevado. Este da Uriage (SPF 30 UVA) é aquisição recente porque o que a derma me recomendou não o encontrei na loja a que fui. Factor 30 de protecção, para a minha pele, não seria suficiente segundo a minha dermatologista, mas foi o que se arranjou e gosto muito dele. Imprescindível é que fosse 'sem óleo' para a minha pele mista com tendência a oleosa. Porque é cada vez mais importante usar protector solar? Porque o sol está cada vez mais agressivo, os radicais livres estragam a pele acelerando o envelhecimento e o aparecimento de rugas, para além de surgirem manchas e impedirem a sua constante regeneração. No meu caso, como ainda tenho muitas cicatrizes (embora ténues) do surto de acne que tive há anos, o protector ajuda a impedir que o processo de renovação da pele sofra obstáculos. Mas não é por usar-se protector que deixamos de poder bronzear a pele do rosto, como erradamente se costuma pensar. De qualquer forma, quando estou mais pálida (depois de noitadas, por exemplo) costumo usar um auto-bronzeador para rosto e fico logo com outro aspecto.
E para além destes cuidados muito básicos diários há outros imprescindíveis como exfoliações semanais, manicure e pedicure, e outros produtos e cremes que vou acrescentando ou alternando com estes. Importante é adoptarmos hábitos que permitam cuidar de nós, prolongar a juventude do nosso corpo, mimar-nos para sentirmo-nos bem por fora e por dentro.

10 comentários:

Unknown disse...

Olá...
gosto das tuas dicas e já comprei o creme da garnier por tua causa ,tb gostei dele.
Beijinho.

Gatinha disse...

Esse autobronzeador que reduz os pelos parece-me uma ideia de génio!
*

Manu disse...

geo,
deixas-me lisonjeada. eu espero que gostes tanto dele como eu. beijinho

gatinha
é de facto de génio e pelo que me apercebo não é treta; o efeito do creme é retardar o crescimento pelo que constato pelo meu.. beijinho

Unknown disse...

olá.

Que bom que é chegar aqui e ver novamente os seus conselhos a 100%!!
Só mesmo a Manu para me lembrar que «Gostemos então de nós, apesar das banhas, da celulite, da flacidez, das estrias...
Não é por isso que teremos um corpo menos cuidado.» Só mesmo o 'I Feel Cool' para me motivar a cuidar de mim apesar de tudo.

Obrigada Manu

Tânia disse...

Manuuuu volta!!

ex-Branquinha

Joana disse...

Já apontei os cremes todos e vou abrir os cordões à bolsa! É importante realmente cuidarmos de nós. Obrigada pelas dicas :)

Beijo

Cátia disse...

ola :)
o autobronzeador da nivea deixa a pele muito bronzeada? isto é se as pernas ficam de uma cor diferente do resto do corpo?
eu tbm comprei o pack do gel bye bye celulite com o summer beauty mas estou um pouco receosa de utiliza.lo...
quando tiveres uma opinião diz.me sff.
Bom blog* beijinho

Anónimo disse...

Olá encontrei um post no mês de Janeiro em que falas da tua nova aquisição: Baba de Camelo... Gostaria de saber agora que já passaram uns mese so que achas, se vale a pena? nao sei se ja escreveste algum post mas nao encontro. aguardo urgentement a resposta
Claudia

manu disse...

Bem cátia, eu não sou especialista em cosmética; a única coisa de que falo é do meu caso pessoal, da minha experiência, do meu corpo; é-me complicado generalizar e não devo, para não induzir em erro ninguém.

Este auto-bronzeador da Nivea, existe em duas versões: para peles claras e escuras, como a maioria dos auto-bronzeadores. No meu caso, gosto muito dele porque as minhas pernas são brancas e os meus braços mais bronzeados. Comprei-o para equilibrar os tons, até porque nunca tive um tom de pele uniforme em todo o corpo - pernas muito brancas, braços e ombros mais escuros, rosto intermédio.

Não sei qual a versão que compraste (pele clara ou escura), nem se és mt branca, ou se já usaste alguma vez um auto-bronzeador, mas independentemente disso podes usar sem medo - o que determina o tom com que vais ficar são:
a) quantidade de creme que aplicares
b) o numero de vezes que aplicares
a pele escurece gradualmente, a cada aplicação.
eu comprei para pele escura. so conseguirás ver a tua pele a ficar mais dourada após algumas horas. e basta um banho para o tom voltar praticamente ao normal. A aplicação pode ser feita todos os dias (até atingires o tom desejado) ou dia sim, dia não.

agora, a decisão de aplicares ou não, se gostas do produto e do resultado final é tua. O que escrevo não é lei. apenas a minha experiência pessoal.

espero ter ajudado. beijinho.

Manu disse...

Claudia,
também não recordo se voltei a escrever sobre a baba de CARACOL (era isso que querias dizer, não é?), pois fiquei uns tempos sem nada postar e na maioria dos casos relato a compra dos produtos e depois não me ocorre mais falar deles, dos resultados, etc.. e até é a parte mas importante, verdade?

Sobre a baba de caracol - essa baba em especifico que mostrei no blog - só experimentei esse boião e essa marca.

Resultado? Nenhum. Culpa minha e já explico porquê:
A verdade é que o creme ajuda a cicatrizar feridas recentes - regenera a pele mais depressa. Senti quando o meu gato, na brincadeira, me arranhou no rosto e na mão com as garras dele. Apliquei o creme e os arranhões desapareceram quase de um dia para a noite. Nisso é eficaz sim.
De resto não denotei grande diferença, mas a culpa é minha porque as cicatrizes que eu queria que ele fizesse desparecer eram bem antigas.

Quando olhamos para estas publicidades e estes produtos temos que perceber se realmente se aplicam ou não ao nosso caso; há também que perceber se o nosso tipo de pele aceita ou não estes produtos.

Não digo que a baba de caracol seja mais uma 'banha da cobra'. Só não era a resposta para o meu caso.

beijinhos

E MUITOS BEIJINHOS PRAS RESTANTES NINAS QUE DEIXARAM COMMENTS. Obrigada pela visita.