Progressão no peso em 2010:

desde 25.04.2010

29/06/09

Frutas mais e menos calóricas

Continuando com o meu périplo pela Preveni de Julho, vem uma página muito interessante com uma lista das frutas mais ou menos calóricas e as intermédias.

A fruta costuma dividir opiniões, isto porque já ouvi quem defenda acerrimamente a sua ingestão para quem quer perder peso, visto serem ricas em fibras (logo saciantes), vitaminas, água e sais minerais e pobres em calorias; mas também já ouvi nutricionistas a defenderem que o seu consumo deve limitar-se a uma peça por dia, pois têm muitos açucares.

Não querendo contrariam a opinião destes últimos entendidos, eu penso que, apesar de a fruta ter açucares, os seu benefícios superam largamente esse aspecto. E depois, alguém que sofre um ataque de gula ou pessoas obesas que querem começar a perder peso devem mesmo "vingar-se" nelas, pois reduz-se drasticamente o "estrago" da convulsão alimentar (antes fruta que pão, doces, queijos e tal) e ainda ajuda a que esses ataques diminuam com o tempo, e nos caso de obesidade séria vai contribuir para a perda de peso gradual.

Isto é a minha posição de leiga a falar.

Agora a FRUTA (por 100g)

As menos calóricas:
meloa, 20kcal
melância, 25kcal
melão, 27kcal
limão, 26kcal
morango, 29kcal
toranja, 31kcal
framboesa, 34kcal
carambola, 35kcal
ameixa branca ou encarnada, 36kcal
pêssego, 38kcal
marmelo, 39kcal
papaia, 39kcal

As mais calóricas:
amora, 60kcal
cereja, 60kcal
figo, 70kcal
Uva branca, 72kcal
anona, 75kcal
uva tinta, 77kcal
banana, 95kcal


Há ainda uma lista intermédia das "pouco calóricas", mas não vou aqui publicar o artigo todo. De referir ainda que a Prevenir baseia esta lista na "Tabela da composição de alimentos, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge".

Sem comentários: