Progressão no peso em 2010:

desde 25.04.2010

25/06/10

Abaixo a 'dieta', viva a 'reeducação alimentar'

As dietas estão ultrapassadas. Cada vez mais, ganha força o conceito de 'reeducação alimentar' como a essência para uma perda de peso contínua e saudável, mas fundamentalmente para garantir a manutenção do peso normal adquirido. 'Dieta' pressupõe restrição e é contra isto que os nutricionistas se levantam.

Deixo aqui, extraído deste artigo, os passos fundamentais a dar para adoptar uma 'reeducação alimentar':
O primeiro passo é consultar um nutricionista, e com ele construir um programa alimentar acessível e progressivo nas mudanças.- Convém também consultar um profissional de educação física e associar as mudanças alimentares a um programa de actividade física.
Procure informação, devemos ter conhecimentos básicos acerca dos nutrientes e de como eles são absorvidos e metabolizados no nosso corpo, hoje em dia, a internet é uma grande fonte de informações.
Faça a opção por alimentos menos gordurosos, procure os alimentos que mais gosta na forma natural, substitua a carne vermelha pelas carnes brancas, inclua nas suas refeições grãos integrais, legumes e frutas, prefira água sem aromatizantes.
Não fique muito tempo sem comer, o ideal é fazer várias e pequenas refeições durante o dia.
Muitas vezes as nossas tentativas de mudança alimentar, individuais e familiares, acabam por não se concretizar e achamos que não temos força de vontade, mas é importante observar que mudanças radicais ou muito restritivas não são aconselhadas, a alimentação não pode ser um factor de stress e discórdias.
O comportamento alimentar dos pais é fundamental e importante para a formação do padrão alimentar dos filhos. Se quer que os seus filhos se alimentem adequadamente, você também tem que o fazer. Os hábitos alimentares tendem a passar de pais para filhos.
Lembre-se que não existe uma receita pronta para uma perfeita reeducação alimentar, as pessoas são diferentes, os organismos reagem de forma diferente, uns adaptam-se mais rápido a novos alimentos, outros demoram um pouco mais.
Os alimentos naturais ingeridos em grande quantidade por pessoas que não estão acostumadas podem despertar funções fisiológicas antes não estimuladas, e podem provocar reações de eliminação intensas, o organismo precisa de um tempo de adaptação. O nosso corpo foi feito para funcionar com alimentos naturais, as facilidades alimentares da modernidade contrariam este processo.
Não se esqueça, a nutrição é um processo onde um organismo utiliza a ingestão de alimentos para absorver nutrientes para desempenhar funções vitais. Ao compreender este conceito fica mais fácil tornar consciente a necessidade de uma alimentação saudável ou uma reeducação alimentar, e assim assegurar também uma vida mais saudável.
A opção racional dos alimentos não só previne, como também pode curar uma série de doenças, e não se esqueça de praticar exercício físico, este deve acompanhar todas as fases de nossa vida.

Sem comentários: