Progressão no peso em 2010:

desde 25.04.2010

25/06/10

Mudança

É muito bonito falar-se em reeducação alimentar, em exercício físico, nutrientes e mais não sei o quê... Tem muita ciência esta coisa de emagrecer,  perder peso. Porém porque é tão difícil para  maioria das pessoas, quando cada vez se apresentam mais soluções e mais acessíveis para atingir uma forma física normal? Porque nada resultará se previamente não houver uma mudança interior, uma predisposição efectiva para abraçar este conjunto de novos actos.

Mudança.
Quem é gordo obviamente tem que mudar alguns hábitos, os que o impedem de ser normal.
Mudar custa - abdicar da rotina, da normalidade, da zona de conforto; Mudar ainda para mais para enfrentar constrangimentos, abdicar de alguns prazeres ilusórios, sofrer um pouco... é uma decisão dura essa.

A dificuldade é encarada por cada um de forma diferente, pois depende de vários factores.
Tanto mais decide-se alguém a adoptar a mudança, quanto maior for o seu desconforto em relação ao seu aspecto, saúde e vida actuais. Por outro lado, tanto mais custa a alguém adoptar a mudança, quanto menos se importar com os malifícios que causa à sua saúde e imagem, custando-lhe mais a suportar certos novos hábitos.

O mais dificil é dar-se o 'click' interior que despoleta a mudança. Momento crucial da mudança. E esse é individual, íntimo e totalmente subjectivo. Pode ser inspirado ou desencadeado por vários factores: desde a raiva ao olhar-se ao espelho, até à frustração de não poder usar as roupas que gosta, até à admiração física e/ou intelectual de uma celebridade...; pode mesmo ser causado por 'um susto' na saúde, por uma insatisfação muito grande interior ou mesmo não passar de um meio secundário para atingir outro fim (profissional, amoroso, pessoal...).

Seja lá o que for, o click é o momento da viragem, o 'agora é que é!' e não deve ser adiado nem deixar-se que outros factores se sobreponham deixando esses objectivos ser ultrapassados. Muitos preferem viver essa mudança sozinhos, para eles, não partilhar com o mundo. Outros preferem apregoá-lo a meio mundo e pedir ajuda à outra metade para conseguir ter sucesso.

Como costumo dizer, cada um é que sabe de si.
E como isto dos 'clicks internos' é um universo desconhecido e maravilhoso, sabe-se lá se alguns deles não se dão motivados pela leitura de alguns testemunhos de blogs?!... Por isso aqui fica o meu testemunho.

Sem comentários: